Mudança de endereço

Atenção, o blog da Automatik integrou-se ao site. Visite www.automatik.com.br e continue navegando com mais tecnologia e informação.

Obrigado

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Câmbio Automático 09G e a solução de seus problemas

Esse post já está em nosso novo site, clique aqui para ir direto para lá.



Essa é a história do Passat equipado com a transmissão automática 09G ou TF60SN que só fica bom quando está frio. Esquentou, danou-se. Seus amigos Jetta, Golf, A4, Passat, Mini Cooper, New Beetle também sofrem dos mesmos males.


De manhã cedo, na garagem, é aquela alegria.... seu Passat lindo, alemão como ele só, brilha na garagem.

Você dá partida e sai rodando macio com aquele fantástico câmbio automático de seis marchas, cumprimenta os vizinhos que olham invejosos esforçando-se para sorrir. Você vira a primeira esquina, pega a avenida dirige mais cinco minutos e de repente começa o tormento: na troca de segunda para  terceira acontecem trancos desagradáveis sugerindo que alguma coisa debaixo do capô está errada. Você disfarça imaginando que é algo passageiro, uma sujeirinha, mas logo a casa cai...  Os trancos se intensificam, o carro fica assustadoramente estranho e um preocupante calor sobe pelo colarinho apertando o nó da gravata.

A tensão prossegue até o escritório, você estaciona e dirige o pensamento para seu dia a dia, finge que foi só um pesadelo em vigília e durante o dia nem se lembra do que aconteceu.

Mais tarde, o sol está se pondo e o motor já esfriou, você só quer voltar para o conforto de seu lar. Vai buscar seu carro e se lembra da sensação desagradável no trânsito da manhã. Uma gota de suor escorre pela testa, você dá partida, sai rodando e... ZAZ! O problema desapareceu!! Triunfo!! Milagre!! Um respiro aliviado, era só "uma sujeirinha..."
Mas... milagre só existe no congresso nacional... logo depois o inferno está de volta e cada vez pior. Está na hora de levar o carro para a Automatik, o hospital do câmbio automático.
09G ou TF60SN

Esse defeito sombrio também se manifesta em outros carros que usam a mesma transmissão, o New Beetle, o Golf, o Jetta, o Audi A4 e inclusive o Mini Cooper da BMW.

O câmbio de seis marchas de seu carrão é fabricado pela empresa Japonesa Aisin, é um 09G também chamado de TF60SN. Os sintomas são consequência de um desgaste prematuro nessa peça abaixo, ela chama-se "corpo de válvulas". Por dentro, ele se parece com uma placa de circuito impresso de computador ou de aparelho de som, só que pelas trilhas por onde passam pulsos elétricos, passa o fluido da transmissão, é fascinante!
o corpo de válvulas defeituoso

O corpo de válvulas tem a função de redirecionar o fluxo de pressão de óleo para o lugar certo dentro da transmissão, oferecendo-nos as mudanças de marchas.

O defeito por sua vez, é um desgaste prematuro nessa peça. Ela fica velha antes do tempo devido a uma pequena falha cumulativa, ou seja, que piora com o uso. A solução dada pela concessionária é a substituição.

Veja a reportagem da Gears Magazine, uma revista especializada Norte Americana

Então você fica preocupado, afinal seu Passat não está tão velho assim, quanto tempo irá durar essa nova peça?

Boas notícias no horizonte, NÓS DESENVOLVEMOS O MÉTODO DE RETRABALHO DO CORPO DE VÁLVULAS DO 09G (TF60SN) com um índice de rejeição desprezível. Utilizamos componentes comprados diretamente dos EUA e fazemos o recondicionamento. As peças que se desgastam prematuramente foram atualizadas de forma a prevenir o defeito.

Temos consertado muitos câmbios que enfrentam este problema com sucesso garantido.

Se você quer saber mais sobre o assunto, ou precisa de uma palavra amiga, fale diretamente com nosso super técnico, o Cesar Sanches, ele irá lhe trazer luz suficiente para clarear esta escuridão, veja os canais de acesso no canto direito de nosso blog.