Mudança de endereço

Atenção, o blog da Automatik integrou-se ao site. Visite www.automatik.com.br e continue navegando com mais tecnologia e informação.

Obrigado

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ford Focus, Fusion e Ecosport patinando e com trancos nas trocas de marchas (Resolvido))


carcaça defeituosa, efeito dominó
Esse post já está publicado em nosso novo site, clique aqui para ir direto para lá.

Temos sido procurados por proprietários de Ford Focus, Ecosport e Fusion, todos apresentando o mesmo sintoma:

Patinação e trancos na troca de marchas, especialmente de segunda e quarta, ou ainda o misterioso "desaparecimento" da segunda ou da quarta marcha.







Enquanto a Ford escolheu a transmissão de quatro marchas, 4F27-E para equipar o Ecosport e o Focus, o Fusion ficou com a versão de cinco marchas, FNR5. Basicamente é o mesmo câmbio a não ser por esta diferença, o que não é pouco, afinal é muito mais agradável dirigir um carro equipado com câmbio automático de 5 marchas ou mais.


panela completamente arranhada

Vale mencionar também que o Fusion V6 usa outra transmissão, esta mais deliciosa ainda, com 6 marchas que é a mesma utilizada pela Captiva, inclusive já publicamos um artigo a respeito dos defeitos que essa transmissão manifesta bem como o segredo do reparo. Clique nesse link.

Numa investigação mais detalhada, notamos que esta transmissão é acometida por um desgaste prematuro na carcaça, o que ocasiona queda de pressão justamente no conjunto que gerencia a 2ª e a 4ª marcha. O resultado é a destruição do conjunto cinta, tambor e pistão podendo chegar até mesmo a destruição completa da transmissão.
Filtro cheio de limalhas




As fotos que seguem mostram os componentes internos da transmissão FNR5 e 4F27-E após sua inadvertida "usinagem". Veja a presença de incontáveis micro pedacinhos de ferro moído dentro do compartimento do filtro.Logo a seguir, veja o pistão interno que é responsável pelos movimentos do conjunto de segunda e quarta marchas da transmissão. Ele também sofreu danos irreparáveis.





Pistão responsável pelo acionamento das marchas 2 e 4.


Essa é a parte ruim. A parte boa é que já desenvolvemos a solução que vem sendo aplicada com êxito nesta transmissão. Se você for o premiado, já sabe que pode contar com a experiência e os conhecimentos do corpo técnico da Automatik.