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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A fascinante e problemática Transmissão DSG 02E Volkswagen

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Estamos desenvolvendo soluções de reparo para a DSG 02E da Volkswagen.

Embora ela venha apresentando alguns eventuais comportamentos adversos, não deixa de ser uma peça de engenharia de cair o queixo.

Estamos fascinados com esta transmissão DSG que equipa vários veículos da Volkswagen como o Passat V6, o New Beetle, o Tiguan, além do Audi SportBack, Jetta e outros e gostaríamos de dividir com você, um pouco dessa fantástica tecnologia:

No Brasil e na Europa, o mundo das transmissões é dominado pelos câmbios manuais, enquanto que no Japão e nos Estados Unidos, as automáticas são a bola da vez.

As vantagens da transmisão manual são claras,
  • Alto nível de eficiência
  • Robusta e esportiva
Já a transmissão automática, tem a vantagem de trazer um alto nível de conforto e acima de tudo, tração ininterrupta.


O conceito da DSG, que é a abreviatura de Direct Shift Gearbox, Caixa de Câmbio com Mudanças de Marchas Direta combina o que há de melhor nos dois tipo de transmissão proporcionando um câmbio de altíssima eficiência, esportividade e conforto.

Estamos diante de um divisor de águas no mundo das transmissões automáticas, uma tecnologia inteiramente nova com um nível de eficiência e robustez absolutamente fantásticos.

Mas como funciona esta tecnologia?

O princípio de funcionamento se baseia em duas embreagens que controlam dois conjuntos de engrenagens completos. É como se fossem dois câmbios dentro de uma só caixa.

Quando estamos rodando em primeira marcha, a segunda já está engatada. No momento da mudança, simplesmente uma embreagem se desconecta (A) e a outra se conecta (B). A mudança então, ocorre imediatamente.


Assim, um conjunto de engrenagens possui a 1ª, a 3ª e a quinta marcha, enquanto que o outro possui a 2ª, a 4ª e a sexta. As mudanças vão alternando ora usando uma embreagem, ora usando a outra num pingue-pongue sucessivo até a sexta marcha.

Ora, então é um câmbio de seis marchas? Isso mesmo! Se uma transmissão automática já é uma delícia de dirigir, imagine com seis marchas que permitem que o carro funcione sempre na faixa ideal de torque.



As duas embreagens possuem eixos independentes que ficam um dentro do outro, dessa forma é possível alojar dentro de um espaço mínimo, todo o incrível esquema de funcionamento dessa transmissão.
A esportividade se dá por conta da possibilidade de utilizarmos a transmissão em modo TipTronic em tempo REAL, com mudanças imediatas através das borboletas no volante, igualzinho nos carros de F1 e é claro, infinitamente mais eficiente que os TipTronic "pra inglês ver" que equipam vários carros que alegam essa característica.

Na DSG então, um toque na alavanquinha  significa que imediatamente estaremos na marcha seguinte sem intervalo de espera.
A alavanca de console também é mais simples, apenas contando com a posição D, e um S para um dirigir mais esportivo (fazendo mudanças em rotações um pouco mais altas). Claro, sem contar o R para a marcha à ré, o N para o ponto morto e o P para o Parking.









Os problemas:

Os problemas atualmente se concentram na unidade mecatrônica que controla todo a unidade DSG, que é o cérebro eletrônico-mecânico da transmissão. nele estão: Corpo de válvulas, solenoides, sensores e ainda o módulo de controle principal do câmbio ( TCM ), tudo embutido em um complexo e apetitoso sanduíche. Estamos nos concentrando no desenvolvimento do método de reparo da unidade, uma vez que as concessionárias ainda não encontram uma solução diferente da substituição da unidade toda, o que não sai por menos de R$15.000,00.

Desmontar e compreender o funcionamento da DSG,  assim como observar os inúmeros pontos frágeis deste novo e moderno sistema é um trabalho minucioso e delicado, estamos seriamente mergulhados nesse desafio e esperamos logo apresentar soluções eficientes e honestas para esta nova transmissão.