Olha só, coloquei uma foto da transmissão CVT e já tem gente perguntando mais detalhes sobre como ela funciona. Aquele negócio de mobilete ficou meio inacreditável, rsrsrs.. Quem já rodou com carro CVT como o Honda Fit já deve ter notado que ele não tem os característicos tranquinhos das trocas de marchas dos outros câmbios, o motor assume um regime de giro e fica constante enquanto a velocidade sobe. Os desenhos são de propriedade do site CarBibles que é muito legal.
Tem gente que não gosta, mas eu particularmente acho muito legal. Uma importante vantagem é que essa transmissão não tem conversor de torque o que significa maior economia de combustível.
Só pra ilustrar então, a base do funcionamento da transmissão CVT é o contato de duas polias de tamanho variável através de uma correia metálica. Quando a polia motriz está pequena (ou a polia motora está grande), o carro fica reduzido, o que equivale a primeira marcha. Quando é o inverso, o câmbio fica longo. Essa mudança de tamanho acontece progressiva e suavemente o que faz com que o carro mantenha o giro enquanto sobe de velocidade.
Nos espetaculares desenhos feito pelo Chris Longhurst do CarBibles, dá para ter uma ideia bem legal de como isso funciona.
Outra CVT linda é o Multitronic do Audi A4 (também nos Passat), consertamos uma recentemente, veja o post cheio de fotos.
Bem, veja no vídeo como o negócio é bacana.