Mudança de endereço

Atenção, o blog da Automatik integrou-se ao site. Visite www.automatik.com.br e continue navegando com mais tecnologia e informação.

Obrigado

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Beldades na oficina: Audi A4 e BMW 525

São duas beldades que estão aqui, cada uma fazendo um serviço diferente: O A4 2005 está consertando a transmissão Multitronic CVT 01J que apresentou defeito.

O Audi A4 é equipado com uma transmissão CVT muito interessante, pois apesar dessa transmissão ser do tipo polia variável contínua (veja como funciona o CVT nesse artigo), ele conta com os botõezinhos do tiptronic atrás do volante e dão a nítida sensação da troca de marchas. Na verdade o que o câmbio faz é atrasar o escorregão da polia fazendo-o em pequenos trancos que dão a sensação da mudança de marchas. É um truque? Sim, é um truque mas funciona, afinal o que o motorista deseja é sentir a sensação de mudar as marchas acionando os botõezinhos atrás do volante igual nos carros F1 e isso, o Multitronic faz direitinho.


O outro brinquedo que aqui está é um BMW 525. Essa "nave" tem um motor 6 cilindros em linha e surpreendentemente esse que aqui está, é equipado com transmissão manual e não automática como seria comum prever.
A proposta aqui é outra, a BMW veio instalar um kit GNV de última geração. Trata-se do sistema de injeção eletrônica multiponto de gás, com SEIS bicos injetores da BRC.
Esse equipamento tem um artigo completo nesse link aqui.